segunda-feira, 21 de junho de 2010

APRENDENDO A ENXERGAR COMO UM CEGO...

(Texto Base: Mt 20:29-34)


Acordamos todos os dias pela manhã e a primeira coisa que fazemos é abrirmos nossos olhos para mais um dia, de lutas, verdadeiras batalhas pelos nossos sonhos e objetivos. Sempre sonhamos e almejamos algo em nossas vidas, com a intenção de buscarmos a nossa felicidade, ou algo que traga felicidade ao próximo. E o que acontece quando por algum motivo e/ou circunstâncias algo acontece e perdemos a visão que tínhamos? o que fazer para conseguirmos enxergar novamente? será possível realmente termos nossa visão novamente?

Durante todo nosso viver enfrentamos verdadeiras batalhas que comprometem nossa visão, não me refiro a visão física nesse momento, mas trato de uma visão que vai além do contexto físico, trato da visão da nossa alma, ou como prefirí, a visão espiritual.

Podemos fazer uma analogia dos problemas do dia-a-dia com diversas doenças que afetam a visão no contexto físico, podemos compará-la com a doença mais comum, a miopia, que não nos tornam cegos por completo, mas atrapalham nossa visão em diversos momentos, impossibilitando vê o querer e o propósito de Deus. Temos também doenças mais intensas e agressivas, que comprometem por inteiro a nossa visão, como por exemplo a catarata, glaucoma e ambliopia, podemos compará-las então, a determinados momentos em nossas vidas como a perda de um ente querido, a perda de um emprego, dificuldades financeiras e outros tipos de momentos desagradáveis que enfrentamos no decorrer de nosso viver.

O que fazer quando deixamos de enxergar a luz e só vemos escuridão a nossa frente?

Bartimeu era cego, tinha todo o motivo para não ter esperança de uma vida diferente daquele tinha, poderia ter ficado sentado pelo resto de sua vida lamentando pela tristeza de uma vida ao escuro, mas Bartimeu teve a coragem e a determinação e ouvindo que Jesus estaria a passar clamou "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de Nós" (Mateus 20:31).

Mas o que podemos aprender com Bartimeu?

Bartimeu sem saber e mesmo sem conhecer, teve respeito por Jesus, chamando-o de "SENHOR"; Bartimeu sabia que ele não era nada diante daquele grande homem chamado Jesus. Quantas vezes perdemos o respeito para com o nosso próprio Deus? Nos esquecemos de quem somos, perdemos a referência de quem somos, tratando Jesus como um servo, ao invés de sermos servo Dele. Bartimeu em momento nenhum perdeu a referência, mesmo cego, pode enxergar a plenitude e a grandeza do amor de Jesus, e infelizmente muitos de nós, cheios de saúde e visão, não conseguimos "ver" o quanto Jesus é fiel para com nossas vidas. Necessitamos viver o grande amor de Cristo, nos colocando em nosso devido lugar de um verdadeiro adorador e servo de Cristo, sabendo que todas as coisas cooperam para aqueles que amam a Deus.


Será que nós confiaríamos em alguém que nunca tínhamos visto? quantos de nós crescemos ouvindo nossos pais nos falando que não deviríamos dar atenção para desconhecidos, crescemos em um mundo de desconfianças, somos ensinados desde a infância que o mundo é perverso e não deveríamos confiar em todas as pessoas, mas Bartimeu confiou, clamou por um homem que nunca havia conhecido. Somos diferentes de Bartimeu, não pela deficiência física, mas porque já conhecemos a Cristo, somos filhos Dele e mesmo assim não confiamos em Seu poder. Mas o que nos faz diferentes de Bartimeu? Será o fato dele ser cego e nós sermos pessoas que possuem a grandeza de enxergarmos?

Com certeza não, apenas por que Ele soube confiar no grande amor e soberania de Deus, e nós talvez não vivemos ou praticamos essa confiança, vivemos reclamando o porque de determinados problemas e dificuldades que enfrentamos, ao invés de clamarmos o nome de Jesus confiando que Ele é soberano e misericordioso para mudar aquele momento e a nossa historia.

Devemos confiar no Senhor Jesus, clamando todos os dias pela misericórdia Dele, confiando que nada acontece sem a permissão de Deus, e que tudo tem um propósito do Senhor para nossas vidas, ao invés de reclamarmos, devemos louvar o nome do senhor Jesus, depositando nossas vidas no altar de Deus e deixando que Ele nos mostre o caminho a ser seguido, só assim teremos sabedoria para entendermos cada acontecimento que ocorre no decorrer de nossas vidas.


Sérgio Valle Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário